Olá, quer receber notificações?

Deixe o seu E-mail

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Encontro 08/09 : Sonho de Wadjda

Grupo Ilegalidades









  • Comparação entre a postura da mãe e de Wadjda : enquanto a mãe tenta seguir os padrões, Wadjda não reconhece os mesmos e é perceptível que ela os ridiculariza, de certa forma, ri dos padrões da sociedade.
  • É perceptível no filme o paralelo entre a cultura oriental e a ocidental como, por exemplo, no tênis de Wadjda.
  • A “categoria mulher” no filme é, como no ocidente, da mulher servil e objetificada, porém ainda mais estigmatizada. A sexualização também acontece, no entanto é reservada ao marido.
  • A menstruação é considerada impura, suja .
  • A escola como instituição de homogeneização de meninas e meninos. 
  • Representação da bicicleta como poder e liberdade: no início do filme é perceptível que a bicicleta representa mais do que um meio de diversão ou de locomoção, pois é o que possibilita o amigo de Wadjda, Abdallah, tomar o seu lanche. Em resposta, ela diz a ele que nem com a bicicleta ele consegue vencê-la. A bicicleta representa a hierarquização de poder e de liberdade nessa sociedade. O fim do filme reforça essa ideia, Wadjda consegue a bicicleta, que fica em um quadrante pequeno na imagem final e com o horizonte na perspectiva maior. 
  • A escola como instituição de homogeneização de meninas e meninos. 
  • A amizade de Abdallah com Wadjda e seu desejo de um dia se casar com ela representados como uma prospecção de um futuro diferente do da mãe e de ser aceita sem necessariamente se enquadrar no padrão social.

Por: Luciana Láper

  • A ideia de estética trabalha na cultura e como a Wadjda era vista pela sociedade por não seguir padrões. Temos como exemplo o trecho que apresenta a garota usando tênis, enquanto suas colegas de classe usavam sapatilhas.
  • A ideia de hierarquia na família, onde a árvore genealógica é composta por apenas homens. Em um ato de coragem Wadjda coloca o seu sobre sobre a árvore.
  • A mãe da Wadjda não conseguir prover um filho para o seu marido, e o mesmo procurar uma nova mulher para que isso ocorra. 
  • A mãe de Wadjda procurar manter a sua estética para agradar o seu marido. Isso representando a imposição de estética do seu marido e a subordinação ao mesmo. 
  • A insistência de Wadjda para conseguir realizar o seu sonho de ter uma bicicleta e com isto quebrar o tabu criado pela cultura local.

Por: Lorena Parreira

Sobre a Autora



Haifaa Al Mansour é a primeira cineasta feminina na Arábia Saudita e é considerada uma das figuras cinematográficas mais importantes do Reino. Ela terminou o bacharelado em Literatura na Universidade Americana no Cairo e completou um Mestrado em Direção e Estudos Cinematográficos pela Universidade de Sydney.
O sucesso de seus três curtas-metragens, bem como a aclamação internacional de seu premiado documentário de 2005 Women Without Shadows, influenciou uma nova onda de cineastas sauditas e fez questão de abrir cinemas no Reino uma discussão na primeira página.
Dentro do Reino, seu trabalho é louvado e vilipendiado por encorajar a discussão sobre tópicos geralmente considerados tabus, como a tolerância, os perigos da ortodoxia e a necessidade de os sauditas terem um olhar crítico sobre sua cultura tradicional e restritiva.

- IMDb Mini Biography By: HAM

Grupo Ilegalidades / Author

Este é um blog de compartilhamento de pesquisas referentes ao tema das ilegalidades, crime, violência e segurança pública do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas.

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib