Olá, quer receber notificações?

Deixe o seu E-mail

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Imprensa Feminina : A mulher vista nas páginas das revistas

Grupo Ilegalidades
Referência:http://www.clasesdeperiodismo.com/2015/03/10/compite-con-tumblr-crea-un-blog-con-el-formato-de-revista/


Uma recomendação de leitura é a A mulher vista nas páginas das revistas produzida por Lidiane Aparecida Silva de Souza que possui graduação em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Junior (2012) e graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2002). Pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Faculdade Internacional Signorelli. Atualmente é jornalista do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus Rio Pomba. 

Em sua monografia a autora apresenta "algumas características do universo feminino e um breve histórico do jornalismo para a mulher. Estudo das peculiaridades da imprensa feminina e comparação de matérias de três publicações diferentes: Marie Claire, Ana Maria e TPM – Trip para mulheres."

A autora, apresenta todo o cotexto histórico-social da mulher na mídia, apresentando os principais acontecimentos. O seu contexto é apresentado desde a Europa, até o recorte do Brasil em um apanhado objetivo. A mesma apresenta as representações que são tratadas nas mídias sendo elas : O universo das mulheres, moda, casa e coração.

Em sua análise utiliza as imprensas: 
  • Marie Claira  é uma revista feminina  originalmente da França em 1937. Com o enfoque em assuntos sobre comportamento feminino, atualidade ( polêmicos e de exposição de fatos) e moda. O seu slogan é Chique é ser inteligente.
  • Ana Maria é uma revista feminina que foi lançada no final dos anos 90,  O seu público alvo eram as mulheres como um todo, mesmo possuindo um modelo de revistas voltadas para adolescentes.Ela modificou o seu discurso, para um discurso mais próximo de outras classes, fazendo com que houvesse uma maior adesão de mulheres da classe baixa, média e o seu custo era inferior as demais.
  • TPM – Trip para mulheres é uma revista que foi lançada em maio de 2001, pela editora Trip, o seu editorial se baseia em termas como legalização do aborto, descristação de drogas, igualdade , sexo, política , ciência, entre outros temas na qual a mulher é colocada em uma postura ativa.
Link para Dowload : http://www.ufjf.br/facom/files/2013/04/LidianeSouza.pdf

Grupo Ilegalidades / Author

Este é um blog de compartilhamento de pesquisas referentes ao tema das ilegalidades, crime, violência e segurança pública do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas.

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib