A Força do Querer é uma novela transmitida pela emissora Rede Globo, escrita por Glória Perez e sob a direção de Cláudio Boechel, Davi Lacerda, Fábio Strazzer , Luciana Oliveira e Robert Richards, direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos.
A novela aborda como principais temas:
- Criminalidade - tendo como foco a história de Bibi Perigosa, uma personagem inspirada em um fato real.
Em meio á esta exposição, Bibi acata ordens do seu marido que está na cadeia e se torna uma das mulheres mais influentes e respeitadas na favela da Rocinha.
Á novela cria-se a dualidade da personagem, onde é relatada como mãe ( cuidadosa e romantizada) e como mulher do bandido ( levada por paixões, sexualizada e estrela do crime).
Saiba mais em : Bibi Perigosa da vida real: ‘Entrei nessa vida por amor’.
- Jogo Patológico - tendo como foco a personagem Silvana, uma mulher de classe alta viciadas em jogos.
Silvana é relatada como uma mulher viciada em jogos e que está disposta a fazer de tudo para dar continuidade ao seu vício. Ao decorrer da novela, cria-se conflitos, onde a personagem tem um grau elevado de vício e ocorre perca de bens materiais
Na trama, a personagem é vista como uma mentirosa e "louca"que apenas alimenta o seu vício por luxurias e obsessões.
- Transexualidade - tendo como foco a personagem Ivana, a personagem se identifica como Ivan e se inicia a transição.
A personagem Ivana é uma mulher que não se identifica com imposições e o seu corpo. Ao decorrer dos capítulos a personagem se identifica como transsexual e se inicia a transição.
Em meio a transição surge diversas dúvidas e intervenções por parte da família e terceiros.
Por: Lorena Parreira
- Perspectiva Transexual na novela: não mostra os preconceitos, apenas no relacionamento familiar. A globo lucra com o consumo do conflito e da dor sem necessariamente ser um compromisso social. A atriz que interpreta não é transexual. Questionamento: qual a capacidade da globo de desconstruir estereótipos de gênero? E qual seu interesse em desconstruir?
- Estereótipos reproduzidos:
- Família X morro: retratação da classe média luxuosa e romantização da favela. Enquanto a classe média da novela representa o lugar da moral familiar, dos valores, a favela é representada como o lugar do mal e da violência. Percepção de que bandido não tem nada a perder, enquanto a família da classe média é ameaçada
- Polícia X Favela: Enquanto a favela é a representação do mal, da violência e da falta de valores, a polícia é representada como a moral e a justiça. Esta visão ideológica é difundida pela globo.
- Mulher no comando da polícia: questionamento da representatividade feminina. O papel de comando é feminino pelo compromisso com a representatividade ou pela audiência que a rivalidade feminina reproduz (bibi perigosa e Geisa)?
- Estereótipo: enquanto Bibi perigosa é representada de forma sexualizada, as imagens reproduzidas da personagem antes de entrar para o crime é de uma jovem de família de bem e formada.
Por: Luciana Laper
0 comentários:
Postar um comentário