![]() |
Propaganda da Skol, objetificando a mulher. |
Ana Carolina Silva Lourenço, estudante do segundo período de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense. Natália Pereira Artemenko, estudante do segundo período de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense. Ana Paula Bragaglia, professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu - Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC).
São autoras do artigo A “objetificação” feminina na publicidade: uma discussão sob a ótica dos estereótipos , apresentado o na Divisão Temática Publicidade e Propaganda do Intercom Júnior, no XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, realizado em Vila Velha (ES), de 22 a 24 de maio de 2014, na Universidade de Vila Velha – UVV.
O artigo propõe: "A propagação de estereótipos que “objetificam” as mulheres frente ao gênero masculino ocorre de várias maneiras, seja através do plano afetivo, familiar, e, entre outros, midiático. A publicidade vem se tornando há algum tempo um dos importantes fatores de formação e disseminação de abordagens estereotipadas do gênero feminino. Anúncios contendo elementos sexistas – como os de cerveja – contribuem para endossar estereótipos que dizem respeito à mulher, dificultando a diluição dos mesmos. Através de um apanhado de anúncios contemporâneos e de outras épocas, referentes tanto a produtos voltados a mulheres quanto a homens, este artigo se propõe a dissertar sobre esse tema e alertar sobre a necessidade de novas representações da mulher no universo da publicidade."
Link para Download: http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2014/resumos/R43-1169-2.pdf
0 comentários:
Postar um comentário